Taxas de condomínio podem ser menores do que parecem
Para quem está pensando em comprar seu primeiro terreno em um empreendimento fechado, é extremamente normal ficar confuso em relação às taxas cobradas nos condomínios. Na maioria das vezes, a primeira e grande dúvida é em relação ao preço cobrado. Por isso, hoje iremos esclarecer como a taxa de condomínio não precisa ser o vilão em meio ao sonho de morar em residenciais do tipo.
Mas o que é essa taxa de condomínio?
Primeiramente, é necessário saber o que é a tal taxa de condomínio e o que ela cobre. De modo geral, a despesa de condomínio é destinada à manutenção das áreas comuns como um todo. Assim, custos cobertos com a taxa que os moradores pagam, incluem a limpeza e manutenção de piscinas, espaços de festa, quadras esportivas, segurança monitoradora etc.
Além disso, por lei, todos os condomínios são obrigados a fazer uma reserva para cobrir eventuais emergências. Suponhamos que ocorra algum tipo de problema que vai além da responsabilidade dos condôminos, como por exemplo um curto no sistema elétrico. A reserva pode ser utilizada para reparar a fiação, sem nenhum prejuízo financeiro para os moradores.
Considere a relação custo x benefício
Praticidade e fartas áreas de lazer e, muitas vezes, vários serviços à sua disposição. Morar em um residencial fechado traz muitas vantagens. Reunir vários serviços em uma única taxa sai muitas vezes com um valor inferior ao pagamento por um único serviço de forma externa.
A questão é que algumas pessoas fazem questão de todo esse conforto, mas não gostam de pagar por ele. Sobre o assunto, Henrique Brandão, gerente comercial da Corpal Incorporadora e Construtora, aponta uma estratégia mercadológica para os interessados: “Ao contrário de ser uma despesa extra, a taxa de condomínio, deveria ser encarada como um verdadeiro investimento. Ela não só possibilita mais conforto e segurança para os moradores, mas também ajuda a agregar valor ao terreno em caso de revenda.”
Mas como encontrar um condomínio acessível ao meu orçamento? A seguir, você confere algumas dicas.
Em busca da taxa de condomínio que cabe no bolso
A primeira dica é buscar um corretor qualificado e com boa reputação no mercado para te ajudar a comprar um terreno. Ele certamente entenderá suas necessidades e irá buscar o melhor imóvel para você, ou seja, que seja adequado ao seu estilo de vida e ao valor que você está disposto(a) a pagar de condomínio. Nesta fase é importante avaliar também a credibilidade da Incorporadora que assina o empreendimento.
Outro ponto importante é que, terrenos comprados na planta, são ainda mais fáceis de negociar, pois você tratará direto com a construtora responsável. Atualmente, existem projetos que contemplam condomínios mais acessíveis. Explique quais são suas necessidades de forma honesta e a empresa certamente indicará seu melhor produto de acordo com o que precisa.
Por fim, busque o condomínio adequado à sua família e esteja disposto a renunciar a alguns luxos se necessário. Em locais nobres, não só o preço do terreno será mais alto, mas também o condomínio. Em outras localidades, o valor tende a ser mais baixo. Neste cenário, a melhor escolha é optar por um residencial não tão central, mas que esteja localizado em bairros próximos ao centro da cidade, onde existirão opções com terrenos e condomínios em valor mais acessível.
Quer saber sobre os futuros lançamentos da Corpal? Preencha o formulário abaixo.