Como aproveitar a orientação solar no projeto da sua casa
Ao começar o projeto de sua casa, um dos principais pontos que você deve levar em conta para garantir o conforto dos futuros moradores é a posição da construção no terreno em relação à orientação solar. Para que se tenha a melhor disposição dos ambientes da casa e dos seus ambientes como os quartos, a sala ou a cozinha, o projeto arquitetônico deverá estar adaptado, dentro do possível, para obter os melhores posicionamentos em relação ao sol. De que lado nasce o Sol? Qual é a face Norte? Qual o melhor posicionamento? São perguntas comuns de pessoas que avaliam um terreno para construir sua futura residência. Para ajudar a responder estes questionamentos, trouxemos a ajuda de arquitetos e da equipe técnica da Corpal sobre o assunto.
A orientação solar é igual em todas as regiões do Brasil?
Em regiões onde a temperatura no verão passa dos 30°, como no Centro-Oeste, devemos aproveitar a fachada leste para locar salas e quartos, evitando o calor intenso na parte da tarde. O sol vespertino vindo do oeste favorece locais com piscinas e áreas de serviço da casa como banheiros e lavanderias, neste sentido, o Sol pode até mesmo auxiliar no controle de bactérias desses ambientes. A fachada norte recebe muita luz, é a área ideal para locar ambientes como um home office ou cozinhas que são ambientes que exigem luz natural de maior intensidade. Como a face sul é a que recebe menor incidência de calor, mas sua luz pode ser aproveitada principalmente no Inverno, essa fachada, assim como o leste é ótima para receber os ambientes sociais como salas de estar, TV e ambientes gourmet. A arquiteta Ana Baroncelli, que nos trouxe essas informações frisou: "Lembrando que estamos falando do Centro-Oeste! Locais de frio intenso necessitam aproveitar o calor de forma diferente.". É dela também os croquis que ilustram este artigo como este abaixo: Um ponto importante é que por melhor que seja o projeto arquitetônico, nunca será possível corresponder 100% as expectativas criadas com relação ao conforto térmico de uma casa. Na planta exemplificada acima, é possível ver que o quarto do casal fico com aberturas voltadas para o norte e sul. Mas isso não precisa ser um problema. Existem ótimas soluções para aproveitar a orientação solar em uma casa: as aberturas podem receber venezianas, vidros reflexivos, brises ou até mesmo marquises e lajes projetadas na angulação correta para proteger as janelas.
O ideal é aproveitar a luz solar para otimizar o projeto da sua casa
No final das contas, a posição do seu terreno não é tão importante quanto a qualidade do projeto arquitetônico. Ele deverá analisar a orientação solar e propor opções inteligentes para melhorar a eficiência energética além é claro do conforto térmico. Veja que exemplo interessante de aproveitamento de luz solar neste projeto:No desenho, é possível notar a fachada oeste (que recebe o sol da tarde) protegida com brises e elementos que bloqueiam a incidência solar. Isso é muito comum em prédios e pode ser aproveitado em residências como sobrados por exemplo, oferecendo opções que controlam a luz e o calor. Por fim, para garantir o conforto térmico de um projeto arquitetônico é preciso aproveitar também a ventilação que incide sobre o imóvel. A engenheira Glenda Walber, responsável pelo setor de projetos da Corpal diz que "a ventilação natural é um recurso que deve ser considerado na construção de uma casa. Ela irá ajudar na circulação de ar dentro dos ambientes e minimizar o calor, tão comum na região Centro Oeste. "Agora você já sabe que não basta apenas analisar a orientação solar sobre o seu terreno. O projeto da sua casa deverá também ter um bom aproveitamento do vento além de considerar árvores que poderão contribuir para o sombreamento do imóvel. Considerar fatores naturais como o vento e a luz do sol darão sustentabilidade ao seu projeto, já que são recursos gratuitos e que se bem aproveitados, garantirão também economia na utilização de aparelhos de ar condicionado.