Complexo esportivo: um ambiente cuidadosamente planejado em condomínios
Áreas de lazer do condomínio propiciam interação,entretenimento e saúde aos moradores. Em projetos de execução para novas construções há quase sempre a previsão desses espaços. As quadras poliesportivas costumam ser um grande atrativo, pois podem viabilizar a prática de várias modalidades esportivas, adaptáveis em um só lugar, como futebol,voleibol, basquete e tênis.
No entanto, para que esse ambiente seja eficiente aos moradores, ao contrário de serem considerados espaços ociosos e problemáticos, o projeto arquitetônico estuda um conjunto de fatores. Antes de construir ou reformar uma área esportiva, é preciso conheceras necessidades do condomínio.
PROJETO
Para o planejamento e a execução de uma quadra esportiva, os profissionais da arquitetura avaliam alguns aspectos importantes de funcionalidade. De acordo com arquitetos acostumados com esse projeto, é necessário definir a orientação da quadra em relação à trajetória do sol, fator que interfere na visibilidade das equipes no jogo. O nivelamento das quadras é outro aspecto importante a fim de evitar acúmulo de água e, consequentemente, oferecer risco ao equilíbrio dos esportistas. A drenagem adequada evita alagamentos e o acabamento do piso – pintado ou revestido – deve ser objeto de cuidado especial.
Em condomínios, o piso da quadra costuma ser cimentado. É importante definir a sequência de concretagem,com a previsão de juntas de dilatação, para que sejam evitadas trincas. A iluminação de uma quadra é também um item importante, pois durante a noite os usuários precisam de níveis adequados de luminância dentro dos padrões mínimos de consumo de energia. O projeto busca a estratégia que melhor atenda às exigências para a prática saudável do esporte.
REGRAS
As áreas de lazer nos condomínios foram criadas para, além da comodidade, oferecer segurança aos moradores. Como a maioria dos usuários das quadras poliesportivas são as crianças e adolescentes, garantir a prática do esporte ou recreação segura costuma ser prioridade nos condomínios. Para isso, é muito importante que se sigam as regras acordadas pelos condôminos. Além de garantir o maior aproveitamento de suas quadras, regras contribuem para a conservação dos locais,
MANUTENÇÃO
E como quase todas as áreas do condomínio, a quadra de esporte também requer manutenção frequente. O ambiente não pode ser esquecido, sendo necessária a nos postes, pintura das demarcações,reparos no piso, nas estruturas de ferro, além de trocar as redes.
Para melhor conservação da quadra, especialistas contraindicam a colocação de objetos com peso concentrado nos apoios, que podem marcar e perfurar o piso, tais como: cadeiras, bancos,mesas e barracas de festas. Essa prática é muito comum, pois em muitos condomínios a área de esporte é utilizada para promoção de eventos e confraternizações.
HABILITAÇÃO TÉCNICA
A construção desse tipo de quadra exige a contratação de um arquiteto como requisito básico. Esse profissional se baseará, dentre outras normas internacionais, na norma brasileira NBR 14050:1998 – “Projeto, execução e avaliação do desempenho –procedimento”. Para a escolha do tipo de quadra poliesportiva ou esportiva, o profissional irá considerar, primeiramente, a finalidade para qual será destinada a tradição esportiva – no âmbito de recreação infantil até atletismo–, o que irá definir se a quadra receberá estrutura profissional ou amadora,variando em tamanho e tipos de material aplicados.
As quadras poliesportivas dos condomínios geralmente são construídas em áreas externas, sem cobertura, o que requer segurança ,manutenção e resistência à chuva, poluição e raios ultravioleta (UV). Os tipos de pisos mais utilizados nesses casos são: grama natural; grama sintética (carpete fabricado com fibras sintéticas de polipropileno / PP ou polietileno/PE); concreto cimentado e pintado; piso sintético flexível em manta de borracha etileno, propileno, dieno, monômero (EPDM); piso de borracha intertravado; piso asfáltico e pintura com resinas acrílico-vinílicas, entre outros.