Como planejar a construção da sua casa própria?

Você sonha com a casa própria mas não sabe quais os passos para conquistar este sonho? Não sabe o que fazer depois da aquisição do terreno e tem dúvidas sobre os demais custos que envolvem esta importante etapa na trajetória de uma família. Não fique aflito! Estas dúvidas afligem muitas pessoas que como você, em algum momento procurou um corretor credenciado da Corpal para começar o planejamento da casa própria. Para lhe ajudar, compartilhamos aqui este passo a passo para que você possa criar um planejamento efetivo e atingir seu objetivo: a sua casa! Vamos lá!

Escolha o terreno!

Pode parecer óbvio, mas tudo começa com o terreno. Não importa o tamanho da casa que você quer construir, o terreno é o ponto de partida para o seu projeto. O valor do terreno vai depender do seu tamanho, do seu tipo e de sua localização. Lotes maiores e localizados em esquinas costumam ser mais valorizados. Seja qual for a sua opção, se em um condomínio fechado ou em um novo bairro urbanizado, a Corpal entrega o seu terreno pronto para receber a construção da sua casa própria. Assim, vamos ao próximo passo.

Conte com um profissional para fazer o projeto

Somos a Corpal Incorporadora

Somos a Corpal Incorporadora

Arquitetos e engenheiros são profissionais com conhecimento técnico e experiência para transformar seu sonho em realidade. Eles são capazes de captar suas idéias sobre seu futuro lar e criar um projeto que aproveite o espaço da melhor forma e ainda assim, com o seu estilo e valorizando seus gostos pessoais. Assim como o terreno, o valor cobrado pelo arquiteto vai variar de acordo com o estilo e com sua especialidade. Mas não se assuste! Vai valer a pena!Ele é o profissional legalmente autorizado para este serviço. Além disso, o arquiteto ajuda você a não gastar de forma desnecessária, calculando a quantidade correta de material. O arquiteto também pode coordenar a execução da obra e das providência a contratação de operários, aliás, outro ponto que você deve incluir em seu planejamento.

Atenção a mão de obra

Muitas pessoas, por experiência própria ou por escutar de alguém, resistem a construir a própria casa por conta da contratação da mão de obra. Além de caro é comum conviver com atrasos e a troca de profissionais. Para economizar e para ganhar tempo, muitas pessoas fazem a opção de gerenciar a própria obra, o que também não é uma tarefa das mais simples. Não existe fórmula ideal, mas é bom contar com o apoio profissional. Com um mestre de obras ou empreiteiro responsável, você ainda acompanha a construção mas a responsabilidade é dele. Vale a pena comparar, pedir referências e conferir outros trabalhos do empreiteiro. Só não feche negócio com o primeiro orçamento que tiver em mãos.

De olho no acabamento

O acabamento é a fase mais cara de uma construção. É nesta fase que são utilizados os itens mais caros como louças, revestimentos, metais, entre outros. É também a fase da pintura e isto influi diretamente no orçamento. O número de prestadores de serviço aumenta e vale a pena colocar tudo na ponta do lápis (ou de uma boa planilha) para acompanhar de perto e não gastar mais do que o planejado. E este cuidado é o mesmo para quem está fazendo uma construção econômica, de médio ou alto padrão: a fase do acabamento é que demanda maior disciplina! Qualquer erro pode resultar na troca de um piso ou mesmo de um forro de gesso por exemplo.

Como escolher o telhado ideal

TELHADO-APARENTE-300x218.jpg

O telhado da sua casa própria será definido no projeto, juntamente com o seu arquiteto. Mas existem pontos que merecem atenção como as calhas e seus encanamentos que escoam a água da chuva. Já publicamos aqui um texto a respeito de como escolher o tipo de telhado para sua casa, confira dicas para deixar sua construção mais bonita!

Não esqueça da documentação

Um item muito importante, mas que não pode ser esquecido durante todo o processo de planejamento da construção da sua casa própria é a documentação. Além do financiamento, certidões, registros e escrituras precisam ser pagos. Mas o benefício de ter o seu imóvel regularizado e coberto de garantias e segurança compensa o investimento. Quer mais dicas de como construir sua casa, documentação, qualidade de vida e como viver bem ao redor do seu bairro? Assine a nossa news e fique por dentro!

Lobo Digital

Somos uma agência especializada em criação de sites Squarespace e vendas Online.

https://www.lobodigital.com.br
Anterior
Anterior

6 cuidados antes de comprar um imóvel na planta

Próximo
Próximo

5 dicas eficientes para você economizar e comprar seu terreno